sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

HOMICIDIO NO BEIRRO INDUSTRIAL, EM BAIXO DA PONTE BARRA ARACAJU

Homicidio no Bairro Industrial, hojé 07/01/12, por volta das 20h 40 m, trata de Edvanilton Souza Costa Cruz, 19 anos, o cidadão ainda teve a sua Bicicleta roubada einda não se sabe o motivo do homicidio apesar da bicicleta roubada,
                                          

Na noite dessa sexta-feira (06), por volta das 20h, um crime assustou os moradores da avenida Basto Coelho, no bairro Industrial. Edvanilton Costa Cruz, 19 anos, foi morto durante uma suposta tentativa de assalto.

De acordo com a polícia, o jovem foi atingido com dois tiros e morreu no local. O guarda municipal, G.M. Tavares, informou que populares revelaram que dois rapazes aparentando serem menores de idade renderam a vítima. "A dupla chegou e abordou a vítima, que reagiu e entrou em luta corporal, foi nesse momento que os suspeitos disparam a arma de fogo", relatou o guarda.
Após cometerem o crime os acusados fugiram levando a bicicleta de Edvanilton. A polícia criminalística esteve no local e constatou que não havia vestígio de droga com a vítima. A carteira e os documentos do jovem não foram roubados.
Para a família do jovem é preciso fazer justiça. "É muita violência e a gente não tem a quem recorrer. É muito triste perder uma pessoa querida por causa de um bicicleta. Agora é preciso esperar para que a justiça seja feita", desabafou o avô da vítima, Isaías de Jesus Cruz.



PM realiza Operação Saturação em diversos pontos da capital e Grande Aracaju


1A Polícia Militar, através do Comando do Policiamento Militar da Capital (CPMC), realiza nesta sexta-feira, 06, a Operação Saturação na capital e Grande Aracaju. A ação tem como objetivo prioritário realizar abordagens a pessoas e veículos com o intuito de apreender veículos com restrições administrativas, prender condutores com mandados de prisão em aberto e ainda fortalecer a sensação de segurança nas comunidades.

Segundo informações do tenente-coronel Paulo da Silva Batista, comandante do 1º Batalhão de Polícia Comunitária que também está respondendo pelo comando do CPMC, a Operação Saturação contempla nesta data oito pontos onde o policiamento está sendo reforçado.

“A Polícia Militar tem trabalhado com o ideal de tentar evitar que certos delitos ocorram. Nossa ação é preventiva, então definimos determinados pontos com base em estatísticas repassadas pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp 190). Estamos nas ruas diariamente e temos trabalhado intensamente, dentro das nossas possibilidades”, declarou o tenente-coronel Paulo.

Um dos pontos de grande movimentação na capital e que contou com o reforço da Operação
2Saturação foi a entrada do bairro Santa Maria, em Aracaju. O local contou com certa de 20 policiais militares e apoio da Superintendência de Transporte e Trânsito (SMTT). O policiamento na região contou com o comando do capitão Donald Antônio Araújo da Costa, comandante da 1ª Companhia do 1º Batalhão de Polícia Comunitária, que destacou o empenho da tropa na área.

“A Operação Saturação está ocorrendo hoje em diversos pontos. Aqui no bairro Santa Maria estaremos em outros pontos, porque a criminalidade migra e sabemos que as informações são logo repassadas aos demais moradores da região. Pontos como a entrada do bairro, área da feira e proximidades da sede o 1º Batalhão estão contemplados”, mencionou o capitão Araújo.

No bairro Santa Maria, as principais ocorrências registradas durante a manhã de sexta-feira foram infrações de trânsito. “Condutores de veículos sem capacetes e com licenciamento do veículo vencido estão entre as principais situações. Além disso, também apreendemos uma arma em miniatura. Poderia servir para ameaçar cidadãos, mesmo não tendo potencial lesivo”, pontuou novamente o capitão Araújo.
3“Iniciamos a Operação Saturação às 7 horas e não temos horário para concluir. É fato que respeitaremos o limite físico da tropa. Certamente outras operações deste tipo devem ocorrer, pois o objetivo da Polícia Militar é coibir a criminalidade e é o que estamos fazendo hoje”, mencionou o tenente-coronel Paulo. Outros exemplos de pontos contemplados com a Operação Saturação são a Orla de Atalaia (em Aracaju), Marcos Freire II, Fernando Collor (ambos em Nossa Senhora do Socorro), entre outros. O efetivo estará distribuído pela manhã e pela tarde em pontos diversos.

Continuidade das ações

Neste mês de janeiro, a PM continua realizando as Operações Saturação, Visibilidade, Fecha Quartel e Comércio Seguro. As ações realizadas pela Corporação são distintas e com focos diferenciados.

- Operação Saturação: Acontece nesta sexta-feira, 06, em pontos da capital e Grande Aracaju.
6Tem como objetivo apreender veículos com restrições administrativas, prender condutores com mandados de prisão em aberto e ainda fortalecer a sensação de segurança nas comunidades. Durante o policiamento são realizadas blitze em pontos estratégicos. Há uma parceria entre Polícia Militar, SMTT de Aracaju e SMTT de Socorro. Acontece apenas em datas específicas e previamente definidas.

- Operação Visibilidade: A ação tem como objetivo prevenir delitos e reduzir a criminalidade em diversos pontos da capital sergipana. Acontece diariamente. Foi iniciada em outubro de 2011 e não tem previsão para término.

- Operação Comércio Seguro: Tem como intuito prevenir delitos em áreas comerciais específicas, como Centro de Aracaju, bairros Siqueira Campos e Treze de Julho. Foi iniciada no mês de outubro de 2011 e não tem previsão para término.

- Operação Fecha Quartel: É desencadeada quando há uma determinação expressa do Comando Geral da PM. Na prática, o efetivo administrativo se soma ao efetivo ostensivo (que atua nas ruas) para reforçar o policiamento da capital e interior sergipano.


É GRAVÍSSIMO, O NOVO HOSPITAL DE ESTÂNCIA JÁ TEM DENUNCIA

Viúvo de Isabel do bolo desmente nota do Hospital Regional de Estância.

Segundo a assessoria de Comunicação do novo hospital, a Fundação de Saúde já iniciou o processo de contratação dos médicos

Na última terça feira, 03,  o site diariosergipano publicou uma matéria intitulada “Mais um óbito é registrado no novo hospital de Estância. Assessoria da Unidade Hospitalar explica o caso”. Na oportunidade, foi  repassado para os milhares de internautas que acessam o portal que a senhora Isabel Ferreira Rosa de Oliveira, 47, tinha ido a óbito após dar entrada no Hospital Dr. Jessé Fontes e ser atendida por dois médicos e dois enfermeiros.
Após a vinculação da notícia, o viúvo de D. Isabel procurou o repórter Marcelo Jr, Ilha FM, e concedeu uma entrevista negando os fatos e afirmando que faltou atendimento médico no tratamento da sua esposa. “O que disseram é mentira e naquela noite não tinha médico”, afirmou Rutens Santos de Oliveira, viúvo de Isabel.
Segundo Rutens, a sua esposa deu entrada na unidade hospitalar com dor de cabeça  forte e conforme a sua sogra lhe informou, o atendimento foi demorado. De acordo com a entrevista concedida na Ilha FM, no momento da entrada da vítima não havia médico e ela foi orientada a aguardar, permanecendo a espera por aproximadamente quarenta minutos.
Ainda segundo as declarações do viúvo, após a espera, Isabel foi levada para uma sala onde foi atendida por enfermeiros, recebeu soro e em seguida o seu corpo começou a esfriar e ela foi coberta por um cobertor e em seguida faleceu.
Movido pela emoção, Rutens afirmou ao repórter Marcelo Jr que irá procurar o Ministério Público para entrar com uma ação contra a unidade hospitalar e evitar que outras famílias sofram a mesma dor que ele está sofrendo.
Durante a entrevista, vários munícipes participaram  do programa via telefone e foram solidários ao marido da D. Isabel. Bastante emocionado, Marcos Carioca, funcionário demitido por justa causa do HRAM participou e pediu às autoridades que levem a saúde a sério. Marcos pediu para que os gestores deixem de ficar pensando em processar os outros e trabalhem para salvar vidas.
Outra ouvinte do Jornal da Ilha, D. Janice, também foi solidária ao viúvo e denunciou mais uma falta de atendimento no novo hospital de Estância. Segundo a ouvinte, a secretária da sua residência levou o seu filho até o HRE por volta das 11h 30m desta quinta feira e até o momento da sua participação no programa, às 13h 30m, a criança ainda não tinha recebido atendimento médico. Segundo D. Janice, a sua secretária, d. Dete,  a informou que ouviu dos funcionários da recepção do hospital que naquele momento o médico estava almoçando e que a senhora teria que aguardar ele retornar.
Outro ouvinte, o senhor Zé Mendonça, também participou do programa e denunciou a falta de médico na noite do réveillon. Segundo Mendonça, ele levou a  sua esposa com labirintite até o HRE e não deixaram nem ele tirar a esposa de dentro da ambulância. “Não adianta nem o senhor  tirar a mulher de dentro da ambulância, é melhor o senhor ir logo para Boquim que aqui não tem médico, foi isso que me informaram”, desabafou o ouvinte do programa que se mostrou bastante inconformado com as promessas ouvidas no dia da inauguração.
“Marcelo Jr, eu estava lá no dia da inauguração do hospital e ouvi quando o Ministro da Saúde fez um discurso muito bonito e eu estou vendo é que tudo que foi dito lá não está acontecendo”, finalizou.
Nas ruas de Estância, os relatos de falta de médicos e as reclamações são constantes. Segundo D. Marinalva, empresária estanciana, ela também não conseguiu atendimento médico para a sua neta na última segunda feira, 02, e teve que se deslocar para Boquim. “Quando era o outro hospital era muito melhor, pois ruim ou bom, lá nós éramos atendidas”, desabafou.
Segundo outra munícipe, a funcionária pública Fernanda Barreto, durante o primeiro dia do ano, domingo, ela teve que se deslocar até Aracaju para levar o seu bebê para receber atendimento médico.
Procurado pela redação do diariosergipano, o Deputado Gilson Andrade garantiu ao repórter Pisca Jr que, mesmo em pleno recesso parlamentar, entrará em contato com o Secretário de Saúde, Dr. Antônio Carlos e com o Governador Marcelo Deda para ver o que pode ser feito para sanar o mais rápido possível a falta de médico do HRE.
Segundo a assessoria de Comunicação do novo hospital, a Fundação de Saúde já iniciou o processo de contratação dos médicos  e tão logo em breve esse problema será sanado e o atendimento que já ultrapassa 1600  pessoas atendidas em menos de um mês, será normalizado.
Durante essa sexta feira, 06, a  imprensa estanciana estará reunida com a Superintendente do HRE, Patrícia Falcão, bem como os profissionais da Assessoria de Comunicação (ASCOM), da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS).
Por: Pisca Jr