sábado, 30 de junho de 2012

Pardais voltarão a funcionar em Aracaju ainda este ano

Cinco empresas participam da licitação dos radares

                   Abertura dos envelopes no auditório da SMTT (Foto: Portal Infonet)

Os pardais voltarão a funcionar em Aracaju ainda este ano. A informação foi do presidente da Comissão Especial de Licitação, Caio Chistófan, durante abertura dos envelotes com a proposta das empresas para a implantação dos pardais. O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira, 27, na Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). O processo de licitação será feito em duas etapas.

A SMTT implantará 78 oito pardais espalhados na cidade. Houve uma redução de 22 pardais em relação ao ano de 2011. De acordo com a SMTT, a redução ocorreu através de análises de engenheiros que determinaram os locais mais críticos para a implantação dos pardais.

Cinco empresas participaram da primeira fase: Consladel- SP, Sitran-MG, Fotosensores-CE, Fiscal Tech- PR e Kopp- RS. “ A comissão analisará neste primeiro momento as questões jurídicas e fiscais dessas empresa. As que atenderem as exigências do edital participarão da segunda fase, a empresa vencedora será a que apresentar o menor preço”, explica Caio Chistófani.
Presidente da Comissão de Licitação da SMTT explica que empresas participarão por duas fases
Quando questionado sobre a possibilidade da participação das duas empresas que foram envolvidas em escândalo em fraude e licitação e tiveram os contratos cancelados– Splice e Elizeu Kopp- o presidente da comissão afirmou que as duas poderiam participar, mas seriam analisadas com restrições .

De acordo com informações da SMTT, houve um aumento nos acidentes de trânsito neste período que a cidade ficou sem a fiscalização dos radares. Dados estatísticos apresentados pelo coordenador de Trânsito da SMTT, Major Paiva, apontou um aumento de acidentes, principalmente com motociclistas. Ainda afirmam que com radares os impactos dos acidentes eram menores não causando tantas vítimas fatais.

Ainda não há previsão para data de implantação dos radares, pois a empresa vencedora da licitação terá que testar os equipamentos em dez dias. Segundo a SMTT, as lombadas continuarão com velocidade de 40 KM/h e a velocidade permitida pelos radares dependerão dos locais instalados.
Lembre o caso
Os contratos com as empresas Splice e Eliseu Kopp, - responsáveis pelas implantação dos radares em Aracaju,- foram canceladas em 2011 após matéria no Fantástico com denúncias de fraudes na licitação em outros estados.

No dia 24 de março de 2011, o Pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE) determinou o cancelamento dos contratos da Prefeitura Municipal de Aracaju com as empresas Splice e Eliseu Koop. Desde então, os radares foram retirados do trânsito da cidade.

Por Adriana Freitas e Raquel Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário